O Ensino Médio é uma fase crucial na formação educacional dos jovens, geralmente abrangendo estudantes com idades entre 14 e 18 anos. Sua principal missão é proporcionar uma educação integral, respeitando o ritmo de aprendizagem de cada aluno e seu desenvolvimento ao longo das diferentes fases. Durante esse período, os jovens são incentivados a expressar suas ideias e a conviver com a diversidade, ampliando seus horizontes e reinterpretando o conhecimento adquirido no Ensino Fundamental.
É um momento de transição para a vida adulta, e os estudantes são orientados a participar ativamente do processo educacional de forma ética. Eles são incentivados a adotar uma postura comprometida em relação aos estudos, pois enfrentam uma variedade de disciplinas, incluindo aquelas que fazem parte do currículo básico, itinerários formativos e disciplinas eletivas. Os professores têm expectativas de desempenho acadêmico elevado, e os estudantes são desafiados a aprofundar seu conhecimento e desenvolver habilidades cognitivas mais abstratas e complexas.
Além de adquirir conhecimento, o Ensino Médio também visa desenvolver competências e habilidades essenciais para a vida no mundo contemporâneo. Isso inclui preparar os alunos para a vida profissional, incentivá-los a definir seu projeto de vida (propósito) e apoiá-los em sua jornada rumo ao Ensino Superior. Nesse contexto, o educando pode assumir um protagonismo juvenil, de maneira íntegra e responsiva às demandas sociais, consciente de seu papel cidadão.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA Formação Geral Básica
• Linguagens e suas Tecnologias: Arte, Educação Física, Gramática, Literatura, Redação, Inglês e Espanhol;
• Matemática e suas Tecnologias: Matemática;
• Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia, Física, Química, Laboratórios de Ciências da Natureza e de Tecnologia;
• Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Filosofia, Geografia, História, Sociologia e Ensino Religioso;
• Protagonismo Juvenil: Projeto de Vida e Tutoria.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR dos Itinerários Formativos
I) Techné (associado às áreas de Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologia e Inovação):
• Análise de Dados na Pesquisa Científica
• Ciências da Natureza Aplicadas
• Geopolítica e Atualidades
• Técnicas de Resolução de Vestibulares
• Trilha Individual de Aprendizagem
II) Episteme (associado às áreas de Linguagens, Artes e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas):
• Oficina de Artes Integradas, Comunicação e Mídia
• Laboratório de Argumentação e Debate
• Sujeito, Cultura e Sociedade
• Política, Economia e Sociedade
• Geopolítica e Atualidades
• Técnicas de Resolução de Vestibulares
• Trilha Individual de Aprendizagem
III) Gestão e Negócios (associado às áreas de Matemática e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas):
• Análise de Dados e Matemática Financeira
• Economia e Mercado
• Gestão Empreendedora
• Geopolítica e Atualidades
• Técnicas de Resolução de Vestibulares
• Trilha Individual de Aprendizagem
Trilha Individual de Aprendizagem (Eletivas e Monitorias)
• Aprofundamento em Biologia;
• Aprofundamento em Física;
• Aprofundamento em Química;
• Aprofundamento em Redação;
• Clube de Leitura;
• Clube Geek;
• Clube Olímpico de Astronomia e Física;
• Clube Olímpico de Ciências da Natureza;
• Clube Olímpico de Humanidades;
• Clube Olímpico de Matemática;
• Clube Olímpico de Tecnologia e Inovação;
• Clube TED Ed;
• Educação Financeira;
• Esporte;
• Estudo Autônomo Supervisionado;
• Inglês para Exame de Proficiência;
• Jogos Interclasse;
• Monitoria de Física;
• Monitoria de Matemática;
• Monitoria de Química;
• Música: Banda;
• Música: Camerata;
• Oficina de Arte;
• Oficina de Interpretação de Textos;
• Oficina de Tecnologia.
Horários do Ensino Médio:
• Integral: das 7h30 às 17h30 (aulas obrigatórias até 16h15)
• Atividades Extracurriculares: das 17h45 às 18h45
*Street Art e Teatro musical: término às 19h15