Logo whatsapp

Quem Somos

QUEM SOMOS
Somos um centro educacional católico da Companhia de Maria-Marianistas, que busca educar crianças, adolescentes e jovens na perspectiva do diálogo entre fé e cultura, por meio da pedagogia marianista, oferecendo uma educação integral e de qualidade.
Somos resultado da experiência bem-sucedida de 200 anos da rede marianista nos cinco continentes.
+ Princípios marianistas.
+ Proposta educacional contemporânea.
+ Educadores alinhados à nossa proposta educacional, bem e continuamente preparados.
+ Ambiente com espírito de família, considerando o colégio como casa.
+ Valorização das pessoas e respeito às diferenças.

O que nos define
+ O ser humano em sua integralidade.
+ Fé, vida e interioridade.
+ Comunidade e Espírito de família.
+ Cooperação e solidariedade.
+ Alegria e esperança. Justiça e paz.
+ Respeito, diversidade e equidade.
+ Criatividade e inovação.
+ Responsabilidade com o ambiente.
+ Profissionalismo, gestão eficaz e eficiente.
+ O educando no centro do processo educativo
NOSSA MISSÃO É EDUCAR
PARA FORMAR PESSOAS:
Servir a sociedade de Bauru e região para educar crianças, adolescentes e jovens na perspectiva do diálogo entre fé e cultura, estando abertos a todos, independentemente de credo religioso. Formar na fé, potenciar uma educação integral e de qualidade, promover o espírito de família e de acolhimento, educar para o serviço, a justiça, a paz e para que os educandos, como participantes de uma sociedade plural e globalizada, sejam solidários, comprometidos com um mundo melhor e abertos a Deus.
REDE MARIANISTA

A experiência bem-sucedida de 200 anos da Rede Marianista está presente nos cinco continentes, onde leigos e religiosos marianistas desenvolvem seus trabalhos em colégios, universidades, paróquias, centros de promoção e educação social e casas de oração, almejando a evangelização e a construção de um mundo melhor para todos.

Hoje, os marianistas estão presentes em 35 países, tendo 143 centros educacionais (94 escolas; 3 universidades e 46 centros socioeducativos). A atuação se dá nos seguintes países:

Albânia - Alemanha - Argentina - Áustria – Benim - Brasil - Chile - Colômbia - Congo - Coreia do Sul - Costa do Marfim - Equador - Espanha – EUA - França - Índia - Irlanda - Itália - Japão - Maláui - Peru - Quênia - Togo - Tunísia – Zâmbia.

NOSSA ORIGEM
O Beato Guilherme José Chaminade nasceu em Périgueux, perto de Bordeaux, na França, no ano de 1761. Durante a Revolução Francesa, exerceu o ministério sacerdotal na época do terror em sua terra natal. Foi exilado na Espanha e, estando em Zaragoza, cidade onde viveu por três anos, sentiu-se chamado a restaurar a vida cristã em seu país depois da Revolução. Acreditava que a melhor maneira de responder a esse chamado era reunir jovens, homens e mulheres, em comunidades, formando-os em uma sólida fé para que eles se comprometessem a viver, de acordo com o evangelho, "às ordens de Maria", por quem sentia uma especial devoção. No ano de 1801, fundou comunidades leigas chamadas Congregação da Imaculada Conceição, em 1816, o Instituto das Filhas de Maria Imaculada (FMI), e, em 1817 a Companhia de Maria, uma ordem religiosa mista de irmãos e sacerdotes, vivendo juntos em comunidade e compartilhando a missão em igualdade de condições. Guilherme José Chaminade morreu em Bordeaux, em 22 de janeiro de 1850, e foi beatificado no dia 3 de setembro de 2000 pelo Papa São João Paulo II.
REDE MARIANISTA NO BRASIL
No Brasil, os primeiros religiosos marianistas espanhóis chegaram em janeiro de 1975. No início, os padres e irmãos desenvolveram sua missão evangelizadora, social e educativa em paróquias de Gália, Tupã, Bauru, no seminário interdiocesano e na Cáritas de Marília. Atualmente, os marianistas concentram sua missão em Bauru com o Projeto Caná e o Colégio Chaminade. As irmãs marianistas têm uma comunidade em Campinas.

Em alguns desses lugares, as comunidades leigas marianistas compartilham a mesma espiritualidade e missão que os religiosos e religiosas.