Notícias
Realizado entre os dias 30 de maio e 1 de junho em Bauru, o 1º Hackathon da Receita Federal teve como proposta transformar mercadorias apreendidas em soluções de impacto social e ambiental, com foco em criatividade, sustentabilidade e inovação.
O Colégio Chaminade marcou presença no evento e foi representado por pelos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental 2, Nina, Pedro, Enrico e Leonardo – também integrantes do grupo de tecnologia Techstorm – que foram orientados pelo professor de Tecnologia, Renato, e pela diretora pedagógica, Cássia.
Neste Hackathon, os participantes foram desafiados a analisar e desmontar diferentes modelos de cigarros eletrônicos (“vapes”), compreendendo seus componentes e possibilidades de reaproveitamento. A partir desta investigação, foi criada a proposta "Teste de Chama", uma solução que reutiliza os dispositivos em experimentos científicos voltados à educação básica.
A iniciativa consiste na higienização completa dos vapes (removendo nicotina e aromas) e na substituição do líquido original por soluções químicas estudadas em laboratório, conforme os conteúdos previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Quando ativado, o dispositivo vaporiza a nova substância, que ao entrar em contato com a chama, produz alterações visuais — como a mudança de cor do fogo —, permitindo a observação do efeito fotoelétrico de forma prática e segura.
O projeto foi apresentado por meio de um vídeo produzido pelos próprios alunos, que você confere aqui: https://www.instagram.com/p/DKaXVtdyGtb/
Esta foi a primeira vez que participamos de um Hackathon e parabenizamos nossos educandos e educadores pela criatividade, trabalho em equipe e por representarem tão bem o Colégio Chaminade!